TTI OPERAÇÕES DE CARGA

MOVIMENTAÇÃO

A logística é um dos setores mais estratégicos de grandes empresas e pode representar um importante diferencial competitivo. Quando falamos em logística interna, ou seja, todo o fluxo de pessoas e recursos que acontece dentro da fábrica, um dos principais pilares é a movimentação de cargas, que precisa ser bem planejada para agilizar a operação e evitar acidentes.

O que é movimentação de cargas?

A movimentação de cargas é a técnica utilizada para içar ou transportar determinado ativo, geralmente com o auxílio de máquinas ou equipamentos. O grande objetivo é facilitar o armazenamento e a movimentação de cargas, otimizando processos na operação.

Essa técnica também está essencialmente ligada à diminuição ou eliminação de riscos ergonômicos (esforço físico, atividades repetitivas, transporte de peso, etc).

São diferentes tipos de equipamentos que podem atender essa demanda, de simples andaimes até guindastes robustos, por exemplo. É por isso que, escolher as máquinas corretas pode ser um grande desafio. Uma decisão errada pode acarretar em ineficiência no processo, ociosidade dos equipamentos e desperdício de recursos.

Assim, é fundamental fazer um estudo de logística, analisando qual tipo de produto precisa ser movimentado e qual é a área disponível para isso. Só assim é possível garantir eficiência para a empresa e boas condições para os funcionários.

Garantindo segurança na movimentação de cargas

O uso de equipamentos de movimentação na indústria auxilia na agilidade e produtividade de toda a operação. No entanto, ele traz também alguns riscos de segurança. Se os devidos cuidados não forem tomados, aumentam a chance de ocorrer acidentes de trabalho.

Para evitar esse tipo de problema, listamos aqui alguns cuidados que toda empresa precisa ter:

Previna os riscos

Não espere acontecer algum acidente para tomar as primeiras providências de segurança. Pelo contrário, analise como é o dia-a-dia, verifique a movimentação dos equipamentos, identifique onde estão os principais riscos e tome decisões para mitiga-los.

Use Equipamentos de segurança

Quando falamos de movimentação de materiais, existem alguns equipamentos fundamentais para que as cargas se mantenham fixadas aos veículos. Fitas, ganchos para amarração de cargas e correntes são alguns dos exemplos.

Capacite os trabalhadores

Como já falamos, existem vários produtos que garantem que as cargas não se desprendam dos veículos. Porém, também existe uma técnica correta de fixação, que precisa ser respeitada. Assim, os colaboradores devem ser capacitados para utilizar corretamente os equipamentos de movimentação e todos os riscos devem ser previamente alertados.

TTI INTERNATIONAL OPERAÇÕES DE CARGA

Pensando em movimentar alguma carga?
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!